Apresentado o Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2024

  • 11/10/2024

Missa da noite desta quinta-feira, 10, marcou a apresentação deste importante símbolo do Círio; Peça foi confeccionada e doada pelo Ateliê Arte Sacro, da estilista Letícia Nassar

Julia Beck
Da redação

Manto 2024 do Círio de Nazaré /Foto: Divulgação Arquidiocese de Belém

O novo manto confeccionado para adornar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio 2024 foi apresentado na noite desta quinta-feira, 10. Na celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira, foi manifestada a gratidão ao Ateliê Arte Sacro, da estilista Letícia Nassar, que doou a peça deste ano. O estúdio tem grande relevância na história da Igreja no Brasil por ter confeccionado paramentos para o Papa Bento XVI e para o Papa Francisco – as vestes foram utilizadas pelos Pontífices durante passagem pelo país.

Em sua homilia, Dom Alberto afirmou que a arquidiocese estava transbordando de alegria com a celebração de mais um Círio. Ele citou a grande movimentação de bispos, sacerdotes e leigos que vieram até Belém – e estão a caminho – para viver esta festividade.

No mistério de Cristo, o arcebispo destacou a figura de Nossa Senhora, “fonte de luz e vida”. “Desde a manhã ressoava em meu coração a oração mais antiga dirigida a Nossa Senhora. Uma boa parte das pessoas sabe rezar essa oração: “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém”.

Oração a Maria

Na sequência, refletiu sobre esta prece e reforçou os adjetivos que ela atribui a mãe de Deus: gloriosa e bendita. Ele também incentivou a invocação a Nossa Senhora diante das necessidades, principalmente na hora da morte (como é pedido na oração “Ave Maria”).

“A Virgem Maria, ensina São João Paulo II, continua a acompanhar todos nesta peregrinação da fé”, muitas vezes transformando o “vale de lágrimas” (como consta na oração “Salve Rainha”) em “vale de sorrisos e de alegria”. “Todos somos peregrinos” mirando a vida na fé, na esperança e na caridade, complementou Dom Alberto.

Por fim, o arcebispo frisou o começo da oração – “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus”. De acordo com ele, desde os primórdios, Maria protege a Igreja e todo o povo de Deus. “O mundo precisa dessa proteção de Nossa Senhora”, salientou. A partir desta premissa, Dom Alberto incentivou os fiéis a se colocarem debaixo do manto de Maria – um lugar de carinho e proteção.

Manto  

Imagem do Manto 2024 do Círio de Nazaré aberto/Foto: Divulgação Arquidiocese de Belém

Um dos ícones do Círio de Nazaré, o manto 2024 foi apresentado ao final da Missa. O símbolo foi inspirado no tema da festa: “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus”. Ele conta a história da perseverança de Maria, Mãe de Jesus. Desde o seu sim, na Anunciação, até a entrega de seu Filho na Cruz.

A frente do manto traz dois grandes lírios, símbolos da bondade e ternura de Maria, virtudes fundamentais em sua ação intercessora. E em todo o Manto há arabescos em linha de ouro representando as bênçãos que emanam da Cruz de Cristo, e em cada uma delas, flores simbolizando a intercessão de Maria.

O fundo do manto é bordado com 240 metros de fio de ouro, revestidos de cristal transparente. Os arabescos feitos à mão também foram feitos neste mesmo material em 12 tipos de linhas diferentes.

Na parte posterior, tem ao centro o “M” de Maria envolvido por uma moldura de arabescos que simboliza a berlinda de Nazaré, com seus anjos e suas flores. Abaixo do “M” o maior sim de Maria, “Eis aqui a serva do Senhor” vem gravado em uma flâmula de prata com acabamento dourado. Mais abaixo uma medalha em homenagem aos 50 anos da Guarda de Nazaré. Acima do “M”, a Cruz de Cristo, relembra o grande Sacrifício pela salvação do mundo, derramando sangue e água, pela purificação de todos os pecados.

O manto conta também com mais de 200 zircônias de 1 quilate cada, em toda a borda simbolizando as muitas Ave Marias que os católicos devem durante o dia. As flores representam a singela beleza da Mãe de Jesus. Elas são feitas de diversos materiais nobres como cristais, pérolas, prata, e pétalas de tecido bordadas a mão. O broche tem a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência, à qual os padres barnabitas têm uma devoção especial e está envolto em um terço azul de topázios.

O post Apresentado o Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2024 apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/apresentado-o-manto-de-nossa-senhora-de-nazare-para-o-cirio-2024/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes